Jequitibá é uma árvore com troncos grandes, tanto em comprimento como em diâmetro, da família das lecitidáceas. As duas espécies mais conhecidas de jequitibá são: Cariniana legalis, o jequitibá-rosa e Cariniana estrellensis, o jequitibá-branco ou somente jequitibá, às quais se pode ainda acrescentar:
Árvores nativas da Mata Atlântica brasileira, existentes apenas na Região Sudeste do Brasil e em alguns estados vizinhos. Suas folhas apresentam tom avermelhado na primavera e suas flores são claras ou vermelhas. Em língua tupi, significa "gigante da floresta", o que é compreensível. Figuram na relação das maiores árvores do Brasil, tal como os jatobás, sapucaias e angelins. Na floresta, árvore adulta desta espécie é emergente, isto é, pode ser vista bem acima das demais. Registros atuais anotam jequitibás com sessenta metros de altura. Para se ter ideia do que significam sessenta metros, basta lembrar que esta é a altura de um prédio de vinte andares. Suas pequenas flores têm um delicioso e adocicado aroma.
No Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, no estado de São Paulo, no Brasil, encontram-se alguns dos maiores exemplares de jequitibá conhecidos. O jequitibá-rosa de 3 000 anos, chamado por alguns de "Patriarca da Floresta", mede 49 metros de altura e tem uma circunferência de dezesseis metros, ou seja, são necessárias dez pessoas de mãos dadas para dar a volta em seu tronco.
As jequitibás podem viver por vários anos e até mesmo décadas. Elas são árvores que vivem em locais nativos como: matas, florestas, composta, etc.
Compartilhe nas redes sociais ou indique para seus(suas) amigos(as)!