Azadirachta indica, mais conhecida como neem (ou nim), é uma árvore do Sudeste da Ásia e do subcontinente indiano, de clima tropical e que pode ser cultivada em regiões quentes e solos bem drenados. É resistente à seca, tem crescimento rápido, copa densa e pode alcançar até 20 metros de altura.
É capaz de suportar condições extremas de calor e poluição da água, além de melhorar a fertilidade do solo e reabilitar pastagens degradadas. Além disto, a planta exerce um papel importante no controle da erosão do solo, na salinização e prevenção contra os efeitos de inundações.
Hoje, existem grandes plantações na Alemanha, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Nicarágua e República Dominicana. No Brasil, a planta foi introduzida por Belmiro Pereira das Neves, em 1993, durante sua luta contra o uso de agrotóxicos. Para ele, o neem pode ser usado não só na produção de pesticidas, mas também na agricultura familiar, já que a árvore produz sombra e fruta.
Neves também destaca que ela vem sendo empregada em áreas que sofreram processo de desertificação e em projetos de reflorestamento, em substituição ao pinus e ao eucalipto, cujos frutos atraem os animais.
Compartilhe nas redes sociais ou indique para seus(suas) amigos(as)!