O jambo-rosa, ou jambo, é o fruto de uma espécie de Jambeiro, Syzygium jambos. Pertence ao gênero Syzygium e à família Myrtaceae, que inclui também a goiaba, a pitanga, o jamelão, a jabuticaba e o eucalipto. São frutos piriformes (em forma de pera), com casca lisa e cerosa, rosada, esbranquiçada, amarela ou laranja-amarelada, polpa consistente na cor branca, e uma ou mais sementes de formato esférico no seu interior. É bem conhecido como jambo-amarelo ou jambo-amarelado.
Há três espécies principais de Syzygium cujos frutos são conhecidos como jambo, todas nativas do continente asiático:
• S. malaccense: Jambo-vermelho, com frutos vermelhos, adocicados e levemente ácidos;
• S. jambos: Jambo-rosa, com frutos esbranquiçados, de sabor fraco;
• S. jambolana: Jambo-rosa, com frutos rosados, sabor semelhante ao jambo-vermelho. Também cultivado como árvore ornamental, pela profusão de flores com longos estames rosados.[carece de fontes]
Em algumas regiões, o jamelão, fruto pequeno e negro da Syzygium cumini, é conhecido como "jambo","jambre" ou "jambolão".
O jambo é uma boa fonte de ferro, proteínas e outros minerais. Os frutos apresentam 28,2% de umidade, 0,7% de proteína, 19,7% de carboidratos, contendo entre eles vitaminas como A (beta caroteno), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), minerais como, ferro e fósforo. Em 100g de polpa, tem 50 calorias.
Compartilhe nas redes sociais ou indique para seus(suas) amigos(as)!