O aldrago é uma árvore de origem brasileira, das encostas atlânticas, de médio porte, vulgarmente chamada de pau-sangue, chega a 14 metros, aproximadamente, e muitíssimo usada nos projetos paisagísticos urbanos pela exuberância de suas flores.
De uma incrível beleza para ornamentar praças, calçadas, jardins e parques de grandes centros urbanos, o aldrago é indispensável para a recuperação de área degradadas devido ao seu potencial de fixação de nitrogênio no solo. Suas raízes não danificam as calçadas e as flores formam um lindo tapete amarelo ao despencar dos galhos.
Suas flores são amarelas e exalam um perfume suave que é possível sentir de longe, porém em dois dias de sua floração, ele desaparece. Só podendo ser visto novamente na sua próxima florada que acontece de outubro a dezembro.
A muda de aldrago deve ser plantada diretamente em solo úmido, fértil e com alguma sombra. Seu crescimento é considerado rápido, por isso é bastante indicado para arborização de áreas urbanas.
Na cultura popular, a aldrago tem valor medicinal pois é considerada antipirético, anti-hemorrágica e desintoxicante, sendo utilizada para o tratamento de tuberculose e reumatismo. Sua casca apresenta atividade contra as bactérias dos gêneros Bacillus, Bacteroides, Staphylococcus, Streptococcus e Cândida entre outras.
Compartilhe nas redes sociais ou indique para seus(suas) amigos(as)!